A Irmandade de São Benedito do Rosário

Desde o período colônia a sociedade brasileira vive a dicotomia entre dominação e resistência, isso graças à seu dinamismo, o movimento em seu interior que leva indivíduos a descobrirem brechas nas micro estruturas de poder, a formular estratégias de resistência e diferentes formas de lidar com a regras sociais. Nos contatos, encontros e ações as Irmandades contribuíram para inovar as formas de relacionar na sociedade brasileira.

Um destes encontros controversos mas muito populares são as procissões, fincadas de mastro e eventos das Irmandades que atraem grandes multidões e se firmaram como característica própria da cultura popular tradicional brasileira.

Também destaca-se que sua forma de organização pode ter contribuído para as primeiras experiências de construção de identidades de pessoas negras de forma livre dentro de um sistema escravista. Isso pois as Irmandades admitiam negros em suas funções administrativas de alto nível, algumas irmandades, como a de Igarassu admite negros de qualquer nação, dando indícios de seu objetivo de incluir grupos negros dos mais diversos possíveis e, sendo, uma entidade de auxílio social, todos os negros associados passavam a ter os ‘mesmos direitos’ que outras pessoas brancas, como um funeral digno, auxílio na doença e na hora da morte e até mesmo outras formas de auxílio que fossem deliberadas pela diretora da entidade, são comuns os relatos de arrecadação de fundos para comprar cartas de alforria e para libertar outros negros, por exemplo.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Our strength lies in our individuality. Set up by Esther Bryce, the team strives to bring in the best talent in various fields, from architecture to interior design and sales.